Hérnia de Disco

Hérnia de Disco é uma condição que pode acometer qualquer parte da coluna, ocorrendo principalmente na lombar e na cervical.

A hérnia de disco ocorre por lesão do disco intervertebral (parte da coluna que fica entre as vértebras e tem função de amortecimento), levando a uma herniação do conteúdo do disco que pode promover o pinçamento dos nervos ou da medula.

O principal sintoma da hérnia é a dor, que se irradia principalmente para as pernas (dor ciática) ou para os braços.

O tratamento consiste numa série de etapas, começando nos casos mais leves por medicação e fisioterapia e nos casos mais graves bloqueios/infiltração ou cirurgia.

Mesmo nos casos mais graves, quase sempre, hoje optamos por tratamentos minimamente invasivos: como os bloqueios, ou a cirurgia por vídeo.

Bloqueios são injeções realizadas no centro cirúrgico ou sala de hemodinâmica, guiadas por raio-x ou ultrassom para atingir um alvo específico (ponto gerador da dor) na coluna. Utilizamos uma combinação de anestésico e anti-inflamatório no alvo pré-determinado, possibilitando melhor controle da dor, com doses pequenas dessa medicação que vão ter pouca ação nos outros orgãos.

Nos casos cirúrgicos podemos optar pela técnica de vídeo em que através de uma pequena incisão avançamos uma camêra de vídeo até a hérnia que vai ser ressecada com os instrumentos cirúrgicos. Ou a microcirurgia, realizada através de uma incisão de pele assistida com o microscópio, para ressecar a hérnia e preservar o nervo.