Aneurismas Cerebrais

Aneurismas são dilatações focais das paredes das artérias (vasos sanguíneos que levam sangue arterial) que podem crescer (semelhante a uma bexiga dágua) e ocasionalmete romper.

Os aneurismas se formam um por enfraquecimento da parede da artéria e/ou um aumento da pressão sanguínea em determinada região do vaso. Isso por acontecer por fatores anatômicos, doenças que enfraquecem a parede arterial (como por exemplo a síndrome de Marfan), tabagismo e hipertesão arterial sistêmica.

Os mesmos fatores que levam a formação do aneurisma, induzem o seu crescimento e favorecem a sua rotura.

Antes de se romper, o aneurisma é uma doença silenciosa e raramente causa sintomas. Ao se romper o sintoma clássico é uma cefaléia (dor de cabeça) de início súbito e forte intensidade (frequentemente os pacientes descrevem como a pior dor da sua vida). Podem se associar a dor de cabeça: embaçamento visual, vômitos, desmaios, ou crise convulsiva.

Diante desses sintomas a pessoa deve buscar ajuda no pronto-socorro imediatamente, pois é uma condição grave e com risco de morte.

A história típica é altamente sugestiva, e geralmente o médico confirma o diagnóstico com uma tomografia de crânio. A partir daí novos exames podem ser solicitados para confirmação do diagnóstico e programação do tratamento.

As opções de tratamento principais são a microcirurgia ou a cirurgia endovascular. O melhor tratamento pode variar em funcão de características do aneurisma (forma, tamanho e localização), da presença ou não de hematomas cerebrais associados e de características próprias do paciente (principalmente idade e comorbidades).